sexta-feira, 26 de abril de 2013

Cama não compartilhada e visitas noturnas.. Ou como quebrar as pernas da mãe..

Lá em casa não somos nem nunca fomos adeptos à cama compartilhada com as crianças. Desde o primeiro dia cada um dorme no seu espaço e isso sempre foi regra e nunca foi um problema.

É claro que desde que os pequenos saíram do berço e ganharam suas camas os passeios noturnos pela casa  acontecem e o destino invariavelmente é a cama da mamãe.. Quando isso acontece  procuro sempre dar um carinho mas logo que dormem de novo levo eles pra suas camas..

Isabel que é bem caxias não costuma fazer este passeio com muita frequência, já o Marcos é o rei das visitas noturnas..

Noite passada ele foi pra minha cama duas vezes. Da primeira vez levei ele de volta como de costume, mas da segunda, já quase de manhã, acabei deixando ele ficar por lá mesmo..

Hoje de manhã, quando eu estava trocando a roupa dele pra ir pra escola, peguei ele no colo e perguntei: 

"Filho, vc lembra quantas vezes foi pra cama da mamãe essa noite?"

"Hunnn, duas.."

"E qual era nosso combinado?"

"Cada um na sua cama mamãe.."

"Então porque vc foi pra lá filho?"

Ele então me olhou com seus olhinhos brilhantes, puxou sua voz mais dengosa e me disse:
"PORQUE EU TE AMO!"

Ploft!!

Marcos 1 x 0 Mamãe

Adorei perder essa!! :)

terça-feira, 2 de abril de 2013

Cada um no seu quadrado..

O post está (muito) atrasado mas não podia deixar de sair..

A experiência da separação de gêmeos na escola - um pra cada classe. É este processo que estamos enfrentando agora enfrentamos aqui em casa.

Posso estar sendo dramática mas considero isso tão, tão marcante e de uma importância sem tamanho que perdi muitas horas pensando e articulando, junto com a escola este processo todo. Conversei com muitas pessoas, li as mais diversas opiniões e consegui chegar a uma fórmula pra botar isso em prática.

Vc não consegue ver a importância disso tudo? Pois pense em 2 pessoas completamente diferentes, que compartilham a maioria absoluta de sua vivência desde o mais inicial momento de suas vidinhas e que precisam passar pela mudança brutal de ficar longe de seu companheiro de útero. Uma passagem cheia de significado pra eles e pra mim. O primeiro enfrentamento do mundo sozinhos, sem o suporte fraterno que sempre esteve ali.

Mas porque separar se esse é um processo tão doloroso? 

Trabalhar a individualidade e criar a identidade de cada um dos irmãos gêmeos é fundamental e pode ser difícil. Fica um pouco menos complicado no caso de serem de gêneros diferentes e não serem tão parecidos fisicamente mas ainda assim nós pais temos que nos policiar o tempo todo pra não cair nas armadilhas típicas desta situação. 

Em casa sempre nos preocupamos muito com essa questão. Desde a escolha dos nomes (bem diferentes - observem), uso de roupas diferentes como regra (sempre temos a exceção da sair combinadinho), tratamentos e julgamentos diferentes e muita atenção aos sinais de dificuldades causadas pela gemelaridade sempre estiveram no top de nossas preocupações.

A preparação e o inicio da separação foram muito difíceis pra Isabel, já o Marcos levou a coisa toda numa boa. Ela chorou, sofreu e mostrou muita tristeza com tudo aquilo. Preparamos o dia "D" (primeiro dia de aula) durante o final do ano letivo de 2012 e o curso de férias todinho e fizemos uma espécie de contagem regressiva. Isso ajudou porque aquilo não pegou ninguém de surpresa.

Mas esse cuidado também não aliviou o sofrimento da baixinha. Quando acordou no primeiro dia de aula e se lembrou do que ia acontecer ela já começou o chororô. Foi no carro e entrou na escola entoando a mesma frase repetidas vezes: "EU QUERO QUE MEU IRMÃO FIQUE NA MINHA TURMAAAA!!!"

Imaginem a minha agonia..

O engraçado é que percebemos (com a ajuda da escola) que o sofrimento dela vinha grande parte do desconhecimento de como o Marcos ia ficar - ela estava preocupada com ele muito mais do que ele mesmo - coisa de menina.

Isabel tinha professora nova mas já a conhecia do ano passado e os amigos seriam os mesmos, o Marcos é que passaria pela grande mudança. Ficaria com uma turma nova, com amigos diferentes e uma professora recém chegada na escola. Ele estava super na boa quanto a isso (até por ter essa personalidade mais easygoing é que ele foi escolhido pra mudar) mas ela não.

A grande sacada veio da professora Glenda que logo no primeiro dia levou a Isabel na classe do irmão pra mostrar tudo pra ela. Quando ela chegou lá e percebeu que estava tudo bem com o Marcos, pronto, como mágica ela secou as lágrimas, desceu do colo, e saiu serelepe pela escola..

Escola boa é assim, trabalha junto com a família!!

Agora, inicio de abril, eles já estão separados há uns 2 meses e podemos perceber as mudanças que vem desse distanciamento..

Mas estas mudanças são objeto do próximo post, porque este já virou novela..