O post está (muito) atrasado mas não podia deixar de sair..
A experiência da separação de gêmeos na escola - um pra cada classe. É este processo que estamos enfrentando agora enfrentamos aqui em casa.
Posso estar sendo dramática mas considero isso tão, tão marcante e de uma importância sem tamanho que perdi muitas horas pensando e articulando, junto com a escola este processo todo. Conversei com muitas pessoas, li as mais diversas opiniões e consegui chegar a uma fórmula pra botar isso em prática.
Vc não consegue ver a importância disso tudo? Pois pense em 2 pessoas completamente diferentes, que compartilham a maioria absoluta de sua vivência desde o mais inicial momento de suas vidinhas e que precisam passar pela mudança brutal de ficar longe de seu companheiro de útero. Uma passagem cheia de significado pra eles e pra mim. O primeiro enfrentamento do mundo sozinhos, sem o suporte fraterno que sempre esteve ali.
Mas porque separar se esse é um processo tão doloroso?
Trabalhar a individualidade e criar a identidade de cada um dos irmãos gêmeos é fundamental e pode ser difícil. Fica um pouco menos complicado no caso de serem de gêneros diferentes e não serem tão parecidos fisicamente mas ainda assim nós pais temos que nos policiar o tempo todo pra não cair nas armadilhas típicas desta situação.
Em casa sempre nos preocupamos muito com essa questão. Desde a escolha dos nomes (bem diferentes - observem), uso de roupas diferentes como regra (sempre temos a exceção da sair combinadinho), tratamentos e julgamentos diferentes e muita atenção aos sinais de dificuldades causadas pela gemelaridade sempre estiveram no top de nossas preocupações.
A preparação e o inicio da separação foram muito difíceis pra Isabel, já o Marcos levou a coisa toda numa boa. Ela chorou, sofreu e mostrou muita tristeza com tudo aquilo. Preparamos o dia "D" (primeiro dia de aula) durante o final do ano letivo de 2012 e o curso de férias todinho e fizemos uma espécie de contagem regressiva. Isso ajudou porque aquilo não pegou ninguém de surpresa.
Mas esse cuidado também não aliviou o sofrimento da baixinha. Quando acordou no primeiro dia de aula e se lembrou do que ia acontecer ela já começou o chororô. Foi no carro e entrou na escola entoando a mesma frase repetidas vezes: "EU QUERO QUE MEU IRMÃO FIQUE NA MINHA TURMAAAA!!!"
Imaginem a minha agonia..
O engraçado é que percebemos (com a ajuda da escola) que o sofrimento dela vinha grande parte do desconhecimento de como o Marcos ia ficar - ela estava preocupada com ele muito mais do que ele mesmo - coisa de menina.
Isabel tinha professora nova mas já a conhecia do ano passado e os amigos seriam os mesmos, o Marcos é que passaria pela grande mudança. Ficaria com uma turma nova, com amigos diferentes e uma professora recém chegada na escola. Ele estava super na boa quanto a isso (até por ter essa personalidade mais easygoing é que ele foi escolhido pra mudar) mas ela não.
A grande sacada veio da professora Glenda que logo no primeiro dia levou a Isabel na classe do irmão pra mostrar tudo pra ela. Quando ela chegou lá e percebeu que estava tudo bem com o Marcos, pronto, como mágica ela secou as lágrimas, desceu do colo, e saiu serelepe pela escola..
Escola boa é assim, trabalha junto com a família!!
Agora, inicio de abril, eles já estão separados há uns 2 meses e podemos perceber as mudanças que vem desse distanciamento..
Mas estas mudanças são objeto do próximo post, porque este já virou novela..