terça-feira, 3 de maio de 2011

Tagarelice.

Eu tenho dois filhos tagarelas. Falam muito, pelos cotovelos desde sempre, conversam entre eles e com a gente o tempo todo e é sempre muito engraçado tentar adivinhar o que estão tentando dizer mas agora já conseguem pedir tudo o que querem com palavras, uma graça!

Há quem diga que as palavras não são tão fáceis de entender assim, mas pra mim é tudo muito claro. As vezes até sirvo de intérprete, eles dizem alguma coisa e as pessoas olham pra mim com aquela cara de "hãã?". Mas uma coisa é certa, eles entendem tudo o que a gente fala pra eles.

A graça agora é que eles estão começando a formar pequenas frase (coisa do tipo "ké sitá" - quero sentar), usar tempos verbais (naná, nanou e nanando) e aprendendo que as pessoas tem nomes além de serem o papai, a vovó e a titia. Olha que engraçado as pronuncias dos nomes da família (agora com tradução): 

Papabiel ou Papai Abiel (Papai Gabriel)
Mamãe Mama (eles decidiram que o nome da mamãe é Mama)
Vovó Lilina (Celina)
Vovô Obeto (Roberto)
Vovó Uchia (Lucia)
Vovô Bébe (Kleber)
Tia Tela (Estela)
Quiquico (Francisco)

Outras pessoas da família tem um nome só e não adianta querer ensinar outra coisa. Tem o Band (não adianta falar que ele é o Thiago), a Bibi (quem é Bianca?) e a Tia Cris que é Titia e ponto final.

Eu tento sempre anotar as palavras mais marcantes no bloco de notas do celular com a pronuncia ao lado porque sei que eles vão se divertir muito daqui há um tempo com estas coisas engraçadas..

4 comentários:

Debora disse...

Ufa... Consegui ler seu blog rs.
Amei cada assunto... Mas da tagarelice foi demais. Me diverti ontem tentando entender o que eles falavam ....
Bjs

Anônimo disse...

Mas tem coisa q eles falam perfeito,bolo, suco, Woody, Buz e Zurg, por incrível que pareça.
Esses personagenso Marcos aprendeu com o Francisco e fala perfeito.
A Bebel fala "Teesa" tb para falar da Teresa , pois qdo p Marcos pede para "dirigi" o carro da Titia ela senta do banquinho elevatório da "Teesa".
Eles são uma delicia.
A cada encontro me divirto mais.

bjks tia Cris , ou meramente Titia

Anônimo disse...

Esqueci de outras palavras q eles falam:
Douga- que é o Douglas - o motorista
Popoca- pipoca-lógico

pipel- papel- pq a Isabel adora snetar na mesinha para desenhas com lápis de cera

Mas os tios Gu e Gui eles falam bem pq é fácil.


Mô, vc esqueceu da Pantufa, ou Tutu.

bjks Titia

Gabriel disse...

É muito divertido eles falando. E eu me divirto comigo também, pois muitas vezes entendo tudo diferente, e minha imaginação vai longe, pois interpreto coisas que seriam impensáveis para eles falarem. Ai a Mônica sempre me corrige. Ela sempre entende tudo. Mas na maior parte das vezes eu também entendo. É D+.